quarta-feira, 29 de agosto de 2012
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Parque Estadual do Forno Grande
PARQUE ESTADUAL DO FORNO GRANDE
Nossa classe, o 2ºV01 |
O parque
Criado em 31 de Outubro de 1960 como Reserva Florestal, passou a Parque Estadual do Forno Grande em 1998, pela lei n° 7.528, objetivando a conservação da fauna e flora locais.
Parque Estadual do Forno Grande |
O Parque Estadual do Forno Grande protege o segundo maior ponto culminante do Espírito Santo, o Pico do Forno Grande. Além de quedas d’água, vegetação nativa, trilhas, animais e outros. O parque, administrado pelo IEMA, mantém uma estrutura aberta ao público com centro de visitantes “Onça Pintada” (museu) e trilhas de fácil acesso. O Pico do Forno Grande com 2.039m, local de especial riqueza biológica onde sobre o musgo das pedras, proliferam espécies raras de orquídeas e bromélias. Ali também vivem espécies de animais em extinção, como a onça-parda, a jaguatirica e o macaco mono-carvoeiro. No topo do Pico, área de preservação, concentra-se uma mata com cerca de 300m, que segundo o pesquisador Augusto Ruschi,trata-se da maior floresta de altitude do mundo.
Centro de Exposição, onde estão expostos animais taximizados (empalhados) de nossa fauna.
Entrada da recepção do parque |
Aves |
Tamanduás... |
Cobra |
INÍCIO
TODOS OS ASPECTOS E CARACTERÍSTICAS DA MATA ATLÂNTICA PRESENTE NO PARQUE ESTADUAL DO FORNO GRANDE
Através de 17 postagens aqui em nosso Blog, iremos aprender um pouco mais sobre os 17 itens que envolvem o Parque Estadual do Forno Grande e a nossa Mata Atlântica! Confira!
2070
..2070..
Confira a seguir uma carta enviada de um sobrevivente terrestre no ano de 2070 aos moradores terrestres de hoje. confira!
S.O.S PLANETA TERRA
Secas |
Bem diferente da época em que vivem, já que podem utilizá-la em abundância. Escovam os dentes sem se preocuparem.
Cabeça raspada |
Óleo Vegetal |
poluição |
Bem precioso, ÁGUA |
Aparência |
Vocês devem estar se perguntando se tudo isso é real, ou é apenas um alerta... não, não é apenas um alerta. Estamos sofrendo aqui, e escrevemos para a época de vocês para que revertam essa situação antes que seja tarde demais, como no nosso caso. O mundo ainda tem salvação, e essa salvação está em suas mãos, terráqueos de 2012.
Ass.: povo de 2070
Este vídeo é para demonstrar
um pouco mais sobre a carta.
Confecção da tela
Confecção da Tela
Nós alunos, além de produzirmos o blog, tivemos que confeccionar uma tela que representasse alguma imagem referente à Mata Atlântica. Vejam nosso grupo na preparação da tela e o resultado final.
Começamos a colar o "tronco " de nossa árvore, depois colamos as folhas secas, pintamos a tela de azul claro...
Ivernizamos as folhas e cipós, para terem uma durabilidade melhor...
Agora ela está pronta!
Nossa tela recebeu o nome de "Natural embrace", um abraço natural. Observe nossa tela...
Escolhemos esta imagem, de uma Árvore, porque ela é uma forma de demonstrar algumas características encontradas na Mata Atlântica, estes seriam:
-As folhas largas.(latifoliadas)
-Os líquens. (ar puro)
Observe também que o material utilizado foi aproveitado do que as florestas e matas nos deixaram pelo caminho, como folhas secas, assim como esta casca de árvore que nos serviu como tronco.
Enfim, essa releitura da foto é para tentar transmitir essa harmonia que a floresta possui, desde as folhas aos cipos.
Colocamos a tela em exposição no corredor da escola, para que todos possam ver nossa "obra de arte natural"...
Professores responsáveis pelo trabalho, e nós, o grupo =)
AH! não esqueça, para tirar uma foto diga:
-Croquetiii...
Dica de nosso darling professor Fábio, e nossa professora Fábiola, essa linda ex-loira, agora morena, que está segurando a tela do lado esquerdo... :)
Professores, vocês arrasam. ><
domingo, 26 de agosto de 2012
Alta pluviosidade
ALTA PLUVIOSIDADE
A Mata Atlântica possui um alto índice de pluviosidade. Essa pluviosidade deve-se à barreira que a serra constitui para os ventos que sopram do mar. Além do mais as florestas são ombrófilas, o que contribui mais ainda para as chuvas.
Na foto vemos uma piscina natural, formada pelos desníveis das rochas e pela água das chuvas.
Na foto vemos uma piscina natural, formada pelos desníveis das rochas e pela água das chuvas.
simbiose
SIMBIOSE
A simbiose ocorre quando dois ou mais organismos diferentes são beneficiados por uma associação entre si.
Um exemplo que pudemos perceber pelas trilhas do Forno Grande foi a presença de frutos secos, ou sobras, que provam a presença de animais no Parque, e a simbiose existente entre plantas e animais.
Um exemplo que pudemos perceber pelas trilhas do Forno Grande foi a presença de frutos secos, ou sobras, que provam a presença de animais no Parque, e a simbiose existente entre plantas e animais.
climax
CLÍMAX
Clímax ocorre quando um equilíbrio dinâmico num ecossistema qualquer. Onde há um perfeito equilíbrio com o meio ambiente , a biomassa total e a biodiversidade são maiores.
Vemos vários organismo nas fotos acima vivendo em pleno clímax.
mares de morro
MARES DE MORRO
Mares de morro é uma expressão utilizada para designar o relevo das colinas dissecadas do Planalto Atlântico. Diz-se que esse relevo é formado de "meias-laranjas", devido ao formato arredondado dos morros ao seu redor.
Se olharmos atentamente a foto acima, veremos a presença de mares de morro ao longo da paisagem, mesmo que não sejam explícitas as formas das montanhas.
Se olharmos atentamente a foto acima, veremos a presença de mares de morro ao longo da paisagem, mesmo que não sejam explícitas as formas das montanhas.
serrapilheira
SERRAPILHEIRA
Serrapilheira é a camada formada pela deposição e acúmulo de matéria orgânica morta em diferentes estágios de decomposição que reveste superficialmente o solo. É a principal vida de retorno de nutrientes ao solo. Ela é composta por restos vegetais como folhas, caules, ramos, frutos, flores, sementes, restos de animais, excretas e material fecal.
A serrapilheira ajuda a manter a integridade de sistemas florestais, pois fornece substâncias que agregam as partículas do solo; funciona como isolante térmico e ao mesmo tempo age como uma barreira que evita a lixiviação, retém uma certa quantidade de água, reduzindo a evaporação do solo.
emprego verde
EMPREGO VERDE
De acordo com o Programa das Nações Unidas do Meio Ambiente, um emprego verde é "trabalho na agricultura, manufatura, pesquisa e desenvolvimento, administração e atividades de serviço que contribuem substancialmente para preservar ou recuperar a qualidade ambiental. Isso inclui trabalhos que ajudam a proteger ecossistemas e biodiversidade, tendo como exemplo o nosso guia do Parque do Forno Grande na foto acima.
ameaças ao bioma
AMEAÇAS AO BIOMA
A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais mais ameaçadas do mundo. É o ecossistema brasileiro que mais sofreu os impactos ambientais dos ciclos econômicos da história do país. Do período colonial aos dias de hoje, as florestas da Mata Atlântica estão reduzidas a 7% de sua cobertura original.
Sofreu desde a extração de pau-brasil, extração do ouro, plantio de café, cultivo de cana-se-açúcar, até o cultivo do gado, como vemos na foto acima a presença de pastos próximo à área de preservação.
epifitismo
EPIFITISMO
O epifitismo é uma associação ecológica onde um vegetal hospedeiro disponibiliza apenas suporte mecânico a outra planta (epífita) que o utiliza durante todo seu ciclo de vida, sem absorção direta de nutrientes.
As comunidades mais ricas de epífitas são encontradas nas florestas tropicais e subtropicais.
As espécies epífitas proporcionam recursos alimentares e microambientes especializados para a fauna.
exemplificação do ar
EXEMPLIFICAÇÃO DO AR
Os líquens são excepcionais organismos simbióticos, encontrados em todo o mundo. (Manchas vermelhas nas árvores mostradas nas fotos)
Mesmo com a capacidade de sobreviverem em diferentes ambientes, eles são muito sensíveis à poluição do ar atmosférico, tendo sido utilizados como bioindicadores. Eles incorporam com facilidade os altos níveis de poluentes, tendo comprovada eficácia na indicação da qualidade do ar.
Resumindo: onde há presença de líquens, há ar puro.