quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Vídeos

Estes vídeos são para demonstrar um pouco mais sobre o nosso Bioma, a Mata Atlântica, os aspectos e características que a compõe. 

  

                                           
                                                               
  

 Aqui está uma maneira divertida de reciclar.       =)



=>ALERTE-SE<=

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Parque Estadual do Forno Grande



PARQUE ESTADUAL DO FORNO GRANDE


Nossa classe, o 2ºV01

Nós alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Guilherme Milaneze, localizada no município de Vargem Alta-ES, no dia 26 de junho de 2012, realizamos uma visita ao Parque Estadual do Forno Grande, a fim de conhecer sua rica fauna e flora.



O parque


Criado em 31 de Outubro de 1960 como Reserva Florestal, passou a Parque Estadual do Forno Grande em 1998, pela lei n° 7.528, objetivando a conservação da fauna e flora locais.


Parque Estadual do Forno Grande


O Parque Estadual do Forno Grande protege o segundo maior ponto culminante do Espírito Santo, o Pico do Forno Grande. Além de quedas d’água, vegetação nativa, trilhas, animais e outros. O parque, administrado pelo IEMA, mantém uma estrutura aberta ao público com centro de visitantes “Onça Pintada” (museu) e trilhas de fácil acesso. O Pico do Forno Grande com 2.039m, local de especial riqueza biológica onde sobre o musgo das pedras, proliferam espécies raras de orquídeas e bromélias. Ali também vivem espécies de animais em extinção, como a onça-parda, a jaguatirica e o macaco mono-carvoeiro. No topo do Pico, área de preservação, concentra-se uma mata com cerca de 300m, que segundo o pesquisador Augusto Ruschi,trata-se da maior floresta de altitude do mundo.


Centro de Exposição, onde estão expostos animais taximizados (empalhados) de nossa fauna.

Entrada da recepção do parque

Aves 


Tamanduás...






Cobra




















INÍCIO


TODOS OS ASPECTOS E CARACTERÍSTICAS DA MATA ATLÂNTICA PRESENTE NO PARQUE ESTADUAL DO FORNO GRANDE

Através de 17 postagens aqui em nosso Blog, iremos aprender um pouco mais sobre os 17 itens que envolvem o Parque Estadual do Forno Grande e a nossa Mata Atlântica! Confira!


2070

..2070..

Confira a seguir uma carta enviada de um sobrevivente terrestre no ano de 2070 aos moradores terrestres de hoje. confira!


S.O.S PLANETA TERRA

Secas 
Prezados habitantes do planeta Terra, estamos numa época extremamente diferente da que vocês vivem, hoje é o ano de 2070. As coisas mudaram muito. Uma simples substância essencial à vida de vocês está em falta aqui. A água está totalmente poluída e desapropriada ao uso humano. 
Bem diferente da época em que vivem, já que podem utilizá-la em abundância. Escovam os dentes sem se preocuparem.
Cabeça raspada
 Hoje, não podemos, e com isso temos de utilizar creme dental desidratado, tendo ajuda apenas da saliva. Antes, devíamos beber mais ou menos oito copos de água por dia. Hoje, só podemos beber meio copo. Vocês podem tomar banho sem se importarem com a quantidade de água que desperdiçam. Tomam banho de chuveiro, piscina, mangueira, banheira... Agora, temos que usar óleo vegetal para limparmos a pele. Com a falta d'água, aumentam aqui os problemas renais e outros ligados à essa escassez.
Óleo Vegetal
poluição
Outro fator importantíssimo que está em falta, é o precioso oxigênio. Nosso oxigênio está degradado. Vocês podem respirar sem se preocuparem. Nós temos de pagar por m² de oxigênio que respiramos, aumentando três vezes mais os problemas respiratórios.
Bem precioso, ÁGUA
Além do oxigênio, devemos levar em conta a camada de ozônio que, infelizmente, já não existe mais. Vocês gostam de ir à praia e tomar um "solzinho". Nós sofremos com a entrada de outros raios solares prejudiciais à nossa saúde, à nossa pele... Vocês se preocupam com uma pele bonita e saudável; nós, temos a pele ressecada, desidratada, sofrendo mutações a todo instante. Temos uma aparência de vinte anos mais velhos do que realmente somos.
 Aparência 
Já não temos estações do ano definidas. O clima é muito quente durante o dia, ultrapassando 40ºC.
Vocês devem estar se perguntando se tudo isso é real, ou é apenas um alerta... não, não é apenas um alerta. Estamos sofrendo aqui, e escrevemos para a época de vocês para que revertam essa situação antes que seja tarde demais, como no nosso caso. O mundo ainda tem salvação, e essa salvação está em suas mãos, terráqueos de 2012. 

Ass.: povo de 2070








Este vídeo é para demonstrar 
um pouco mais sobre a carta.

Confecção da tela

Confecção da Tela 

Nós alunos, além de produzirmos o blog, tivemos que confeccionar uma tela que representasse alguma imagem referente à Mata Atlântica. Vejam nosso grupo na  preparação da tela e o resultado final.



                    Começamos a colar o "tronco " de nossa árvore, depois colamos as folhas secas, pintamos a tela de azul claro...




Ivernizamos as folhas e cipós, para terem uma durabilidade melhor... 




Agora ela está pronta!


Nossa tela recebeu o nome de "Natural embrace", um abraço natural. Observe nossa tela...
Escolhemos esta imagem, de uma Árvore, porque ela é uma forma de demonstrar algumas características encontradas na Mata Atlântica, estes seriam:
-As folhas largas.(latifoliadas)
-Os líquens. (ar puro)
Observe também que  o material utilizado foi aproveitado do que as florestas e matas nos deixaram pelo caminho, como folhas secas, assim como esta casca de árvore que nos serviu como tronco.
Enfim, essa releitura da foto é para tentar transmitir essa harmonia que a floresta possui, desde as folhas aos cipos.


 Colocamos a tela em exposição no corredor da escola, para que todos possam ver nossa "obra de arte natural"...


Professores responsáveis pelo trabalho, e nós, o grupo =)
AH! não esqueça, para tirar uma foto diga:
-Croquetiii... 
Dica de nosso darling professor Fábio, e nossa professora Fábiola, essa linda ex-loira, agora morena, que está segurando a tela do lado esquerdo... :)
Professores, vocês arrasam. >< 




domingo, 26 de agosto de 2012

Alta pluviosidade

ALTA PLUVIOSIDADE



A Mata Atlântica possui um alto índice de pluviosidade. Essa pluviosidade deve-se à barreira que a serra constitui para os ventos que sopram do mar. Além do mais as florestas são ombrófilas, o que contribui mais ainda para as chuvas.
Na foto vemos uma piscina natural, formada pelos desníveis das rochas e pela água das chuvas.

simbiose

SIMBIOSE



A simbiose ocorre quando dois ou mais organismos diferentes são beneficiados por uma associação entre si.
Um exemplo que pudemos perceber pelas trilhas do Forno Grande foi a presença de frutos secos, ou sobras, que provam a presença de animais no Parque, e a simbiose existente entre plantas e animais.

climax

CLÍMAX



Clímax ocorre quando um equilíbrio dinâmico num ecossistema qualquer. Onde há um perfeito equilíbrio com o meio ambiente , a biomassa total e a biodiversidade são maiores.


Vemos vários organismo nas fotos acima vivendo em pleno clímax.

mares de morro

MARES DE MORRO



Mares de morro é uma expressão utilizada para designar o relevo das colinas dissecadas do Planalto Atlântico. Diz-se que esse relevo é formado de "meias-laranjas", devido ao formato arredondado dos morros ao seu redor.
Se olharmos atentamente a foto acima, veremos a presença de mares de morro ao longo da paisagem, mesmo que não sejam explícitas as formas das montanhas.

serrapilheira

SERRAPILHEIRA



Serrapilheira é a camada formada pela deposição e acúmulo de matéria orgânica morta em diferentes estágios de decomposição que reveste superficialmente o solo. É a principal vida de retorno de nutrientes ao solo. Ela é composta por restos vegetais como folhas, caules, ramos, frutos, flores, sementes, restos de animais, excretas e material fecal.


A serrapilheira ajuda a manter a integridade de sistemas florestais, pois fornece substâncias que agregam as partículas do solo; funciona como isolante térmico e ao mesmo tempo age como uma barreira que evita a lixiviação, retém uma certa quantidade de água, reduzindo a evaporação do solo.

emprego verde

EMPREGO VERDE



De acordo com o Programa das Nações Unidas do Meio Ambiente, um emprego verde é "trabalho na agricultura, manufatura, pesquisa e desenvolvimento, administração e atividades de serviço que contribuem substancialmente para preservar ou recuperar a qualidade ambiental. Isso inclui trabalhos que ajudam a proteger ecossistemas e biodiversidade, tendo como exemplo o nosso guia do Parque do Forno Grande na foto acima.

ameaças ao bioma

AMEAÇAS AO BIOMA



A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais mais ameaçadas do mundo. É o ecossistema brasileiro que mais sofreu os impactos ambientais dos ciclos econômicos da história do país. Do período colonial aos dias de hoje, as florestas da Mata Atlântica estão reduzidas a 7% de sua cobertura original.


Sofreu desde a extração de pau-brasil, extração do ouro, plantio de café, cultivo de cana-se-açúcar, até o cultivo do gado, como vemos na foto acima a presença de pastos próximo à área de preservação.

epifitismo

EPIFITISMO



O epifitismo é uma associação ecológica onde um vegetal hospedeiro disponibiliza apenas suporte mecânico a outra planta (epífita) que o utiliza durante todo seu ciclo de vida, sem absorção direta de nutrientes.


As comunidades mais ricas de epífitas são encontradas nas florestas tropicais e subtropicais.


As espécies epífitas proporcionam recursos alimentares e microambientes especializados para a fauna.

exemplificação do ar

EXEMPLIFICAÇÃO DO AR 



Os líquens são excepcionais organismos simbióticos, encontrados em todo o mundo. (Manchas vermelhas nas árvores mostradas nas fotos)


Mesmo com a capacidade de sobreviverem em diferentes ambientes, eles são muito sensíveis  à poluição do ar atmosférico, tendo sido utilizados como bioindicadores. Eles incorporam com facilidade os altos níveis de poluentes, tendo comprovada eficácia na indicação da qualidade do ar.


Resumindo: onde há presença de líquens, há ar puro.