Alta pluviosidade

domingo, 26 de agosto de 2012

ALTA PLUVIOSIDADE



A Mata Atlântica possui um alto índice de pluviosidade. Essa pluviosidade deve-se à barreira que a serra constitui para os ventos que sopram do mar. Além do mais as florestas são ombrófilas, o que contribui mais ainda para as chuvas.
Na foto vemos uma piscina natural, formada pelos desníveis das rochas e pela água das chuvas.

simbiose

SIMBIOSE



A simbiose ocorre quando dois ou mais organismos diferentes são beneficiados por uma associação entre si.
Um exemplo que pudemos perceber pelas trilhas do Forno Grande foi a presença de frutos secos, ou sobras, que provam a presença de animais no Parque, e a simbiose existente entre plantas e animais.

climax

CLÍMAX



Clímax ocorre quando um equilíbrio dinâmico num ecossistema qualquer. Onde há um perfeito equilíbrio com o meio ambiente , a biomassa total e a biodiversidade são maiores.


Vemos vários organismo nas fotos acima vivendo em pleno clímax.

mares de morro

MARES DE MORRO



Mares de morro é uma expressão utilizada para designar o relevo das colinas dissecadas do Planalto Atlântico. Diz-se que esse relevo é formado de "meias-laranjas", devido ao formato arredondado dos morros ao seu redor.
Se olharmos atentamente a foto acima, veremos a presença de mares de morro ao longo da paisagem, mesmo que não sejam explícitas as formas das montanhas.

serrapilheira

SERRAPILHEIRA



Serrapilheira é a camada formada pela deposição e acúmulo de matéria orgânica morta em diferentes estágios de decomposição que reveste superficialmente o solo. É a principal vida de retorno de nutrientes ao solo. Ela é composta por restos vegetais como folhas, caules, ramos, frutos, flores, sementes, restos de animais, excretas e material fecal.


A serrapilheira ajuda a manter a integridade de sistemas florestais, pois fornece substâncias que agregam as partículas do solo; funciona como isolante térmico e ao mesmo tempo age como uma barreira que evita a lixiviação, retém uma certa quantidade de água, reduzindo a evaporação do solo.

emprego verde

EMPREGO VERDE



De acordo com o Programa das Nações Unidas do Meio Ambiente, um emprego verde é "trabalho na agricultura, manufatura, pesquisa e desenvolvimento, administração e atividades de serviço que contribuem substancialmente para preservar ou recuperar a qualidade ambiental. Isso inclui trabalhos que ajudam a proteger ecossistemas e biodiversidade, tendo como exemplo o nosso guia do Parque do Forno Grande na foto acima.

ameaças ao bioma

AMEAÇAS AO BIOMA



A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais mais ameaçadas do mundo. É o ecossistema brasileiro que mais sofreu os impactos ambientais dos ciclos econômicos da história do país. Do período colonial aos dias de hoje, as florestas da Mata Atlântica estão reduzidas a 7% de sua cobertura original.


Sofreu desde a extração de pau-brasil, extração do ouro, plantio de café, cultivo de cana-se-açúcar, até o cultivo do gado, como vemos na foto acima a presença de pastos próximo à área de preservação.

epifitismo

EPIFITISMO



O epifitismo é uma associação ecológica onde um vegetal hospedeiro disponibiliza apenas suporte mecânico a outra planta (epífita) que o utiliza durante todo seu ciclo de vida, sem absorção direta de nutrientes.


As comunidades mais ricas de epífitas são encontradas nas florestas tropicais e subtropicais.


As espécies epífitas proporcionam recursos alimentares e microambientes especializados para a fauna.

exemplificação do ar

EXEMPLIFICAÇÃO DO AR 



Os líquens são excepcionais organismos simbióticos, encontrados em todo o mundo. (Manchas vermelhas nas árvores mostradas nas fotos)


Mesmo com a capacidade de sobreviverem em diferentes ambientes, eles são muito sensíveis  à poluição do ar atmosférico, tendo sido utilizados como bioindicadores. Eles incorporam com facilidade os altos níveis de poluentes, tendo comprovada eficácia na indicação da qualidade do ar.


Resumindo: onde há presença de líquens, há ar puro.

latifoliadas

LATIFOLIADAS




Latifoliada é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes. É o tipo de vegetação predominante em nossa Mata Atlântica. Essa vegetação é adaptada a ambientes quentes e úmidos.
Um de seus benefícios, é que as folhas latifoliadas captam mais raios solares, absorvendo calor.

endemismo

ENDEMISMO




Endemismo é o fenômeno onde grupos de animais ou plantas que se desenvolvem numa região restrita. Em geral o endemismo é resultado da separação de espécies, que passam a se reproduzir em regiões diferentes, dando origem a espécies com formas diferentes de evolução. A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em plantas endêmicas do mundo.
O Parque Estadual do Forno Grande abriga espécies endêmicas, a maioria plantas.

biodiversidade

BIODIVERSIDADE



A biodiversidade da Mata Atlântica é semelhante à biodiversidade da Amazônia. Devido à vários fatores cria-se condições particulares de fauna e flora em certas áreas da Mata Atlântica.

As condições ambientais diversificadas, como a variação de altitude e da profundidade do solo, proporcionam diferentes tipos de formação vegetal.

Nas trilhas do Parque é possível percorrer desde áreas de florestas densa a vegetações típicas de campos rupestres.

A fauna contém diversos animais na lista de extinção, como jaguatirica, sussuarana, além da preguiça-de-coleira, gavião-pega-macaco, barbado e suá.
O Parque também abriga espécies de plantas ameaçadas de extinção e espécies endêmicas.

floresta ombrófila


FLORESTA OMBRÓFILA

Antes, a floresta Ombrófila era chamada de floresta pluvial. Ombrófila  e pluvial são termos que possuem o mesmo significado: "amiga das chuvas".
Existem três tipos de florestas ombrófilas: Densa, Aberta e Mista. O tipo de floresta ombrófila existente no Parque do Forno Grande é a floresta ombrófila Densa.
Possui altas temperaturas e o alto índice de precipitação bem distribuído durante o ano, praticamente sem períodos de seca. As folhas das árvores são geralmente largas e estão sempre verdes.

 
Geo-Atlântica.Gmilaneze © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions