Parque Estadual do Forno Grande

segunda-feira, 27 de agosto de 2012



PARQUE ESTADUAL DO FORNO GRANDE


Nossa classe, o 2ºV01

Nós alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Guilherme Milaneze, localizada no município de Vargem Alta-ES, no dia 26 de junho de 2012, realizamos uma visita ao Parque Estadual do Forno Grande, a fim de conhecer sua rica fauna e flora.



O parque


Criado em 31 de Outubro de 1960 como Reserva Florestal, passou a Parque Estadual do Forno Grande em 1998, pela lei n° 7.528, objetivando a conservação da fauna e flora locais.


Parque Estadual do Forno Grande


O Parque Estadual do Forno Grande protege o segundo maior ponto culminante do Espírito Santo, o Pico do Forno Grande. Além de quedas d’água, vegetação nativa, trilhas, animais e outros. O parque, administrado pelo IEMA, mantém uma estrutura aberta ao público com centro de visitantes “Onça Pintada” (museu) e trilhas de fácil acesso. O Pico do Forno Grande com 2.039m, local de especial riqueza biológica onde sobre o musgo das pedras, proliferam espécies raras de orquídeas e bromélias. Ali também vivem espécies de animais em extinção, como a onça-parda, a jaguatirica e o macaco mono-carvoeiro. No topo do Pico, área de preservação, concentra-se uma mata com cerca de 300m, que segundo o pesquisador Augusto Ruschi,trata-se da maior floresta de altitude do mundo.


Centro de Exposição, onde estão expostos animais taximizados (empalhados) de nossa fauna.

Entrada da recepção do parque

Aves 


Tamanduás...






Cobra




















INÍCIO


TODOS OS ASPECTOS E CARACTERÍSTICAS DA MATA ATLÂNTICA PRESENTE NO PARQUE ESTADUAL DO FORNO GRANDE

Através de 17 postagens aqui em nosso Blog, iremos aprender um pouco mais sobre os 17 itens que envolvem o Parque Estadual do Forno Grande e a nossa Mata Atlântica! Confira!


2070

..2070..

Confira a seguir uma carta enviada de um sobrevivente terrestre no ano de 2070 aos moradores terrestres de hoje. confira!


S.O.S PLANETA TERRA

Secas 
Prezados habitantes do planeta Terra, estamos numa época extremamente diferente da que vocês vivem, hoje é o ano de 2070. As coisas mudaram muito. Uma simples substância essencial à vida de vocês está em falta aqui. A água está totalmente poluída e desapropriada ao uso humano. 
Bem diferente da época em que vivem, já que podem utilizá-la em abundância. Escovam os dentes sem se preocuparem.
Cabeça raspada
 Hoje, não podemos, e com isso temos de utilizar creme dental desidratado, tendo ajuda apenas da saliva. Antes, devíamos beber mais ou menos oito copos de água por dia. Hoje, só podemos beber meio copo. Vocês podem tomar banho sem se importarem com a quantidade de água que desperdiçam. Tomam banho de chuveiro, piscina, mangueira, banheira... Agora, temos que usar óleo vegetal para limparmos a pele. Com a falta d'água, aumentam aqui os problemas renais e outros ligados à essa escassez.
Óleo Vegetal
poluição
Outro fator importantíssimo que está em falta, é o precioso oxigênio. Nosso oxigênio está degradado. Vocês podem respirar sem se preocuparem. Nós temos de pagar por m² de oxigênio que respiramos, aumentando três vezes mais os problemas respiratórios.
Bem precioso, ÁGUA
Além do oxigênio, devemos levar em conta a camada de ozônio que, infelizmente, já não existe mais. Vocês gostam de ir à praia e tomar um "solzinho". Nós sofremos com a entrada de outros raios solares prejudiciais à nossa saúde, à nossa pele... Vocês se preocupam com uma pele bonita e saudável; nós, temos a pele ressecada, desidratada, sofrendo mutações a todo instante. Temos uma aparência de vinte anos mais velhos do que realmente somos.
 Aparência 
Já não temos estações do ano definidas. O clima é muito quente durante o dia, ultrapassando 40ºC.
Vocês devem estar se perguntando se tudo isso é real, ou é apenas um alerta... não, não é apenas um alerta. Estamos sofrendo aqui, e escrevemos para a época de vocês para que revertam essa situação antes que seja tarde demais, como no nosso caso. O mundo ainda tem salvação, e essa salvação está em suas mãos, terráqueos de 2012. 

Ass.: povo de 2070








Este vídeo é para demonstrar 
um pouco mais sobre a carta.

Confecção da tela

Confecção da Tela 

Nós alunos, além de produzirmos o blog, tivemos que confeccionar uma tela que representasse alguma imagem referente à Mata Atlântica. Vejam nosso grupo na  preparação da tela e o resultado final.



                    Começamos a colar o "tronco " de nossa árvore, depois colamos as folhas secas, pintamos a tela de azul claro...




Ivernizamos as folhas e cipós, para terem uma durabilidade melhor... 




Agora ela está pronta!


Nossa tela recebeu o nome de "Natural embrace", um abraço natural. Observe nossa tela...
Escolhemos esta imagem, de uma Árvore, porque ela é uma forma de demonstrar algumas características encontradas na Mata Atlântica, estes seriam:
-As folhas largas.(latifoliadas)
-Os líquens. (ar puro)
Observe também que  o material utilizado foi aproveitado do que as florestas e matas nos deixaram pelo caminho, como folhas secas, assim como esta casca de árvore que nos serviu como tronco.
Enfim, essa releitura da foto é para tentar transmitir essa harmonia que a floresta possui, desde as folhas aos cipos.


 Colocamos a tela em exposição no corredor da escola, para que todos possam ver nossa "obra de arte natural"...


Professores responsáveis pelo trabalho, e nós, o grupo =)
AH! não esqueça, para tirar uma foto diga:
-Croquetiii... 
Dica de nosso darling professor Fábio, e nossa professora Fábiola, essa linda ex-loira, agora morena, que está segurando a tela do lado esquerdo... :)
Professores, vocês arrasam. >< 




 
Geo-Atlântica.Gmilaneze © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions